VÍDEO: meteoros podem ser vistos de Santa Maria e região nos próximos dias

VÍDEO: meteoros podem ser vistos de Santa Maria e região nos próximos dias

Foto: Divulgação/ Bate-papo Astronômico

Moradores de Santa Maria e da Região Central do Estado têm uma oportunidade rara de observar um verdadeiro espetáculo natural nos céus nos próximos dias, incluindo a noite desta quarta-feira (30). Duas chuvas de meteoros — as Delta Aquarídeas do Sul e as Alfa Capricornídeas — estão ativas e proporcionando um show visível a olho nu, desde que o céu esteja limpo e o observador esteja em um local com pouca ou nenhuma poluição luminosa. Confira:



+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


De acordo com o astrônomo Fabricio Colvero, idealizador do projeto Bate-Papo Astronômico, na noite de terça para quarta-feira foi possível visualizar mais de 200 meteoros em Santa Maria. Apesar da tendência de queda na atividade ao longo da semana, o fenômeno ainda poderá ser acompanhado:

— Podemos manter o alerta assim, não só para essa noite (30), pode ser para as próximas. O pessoal pode seguir acompanhando por mais dois, três dias, que haverá atividade – afirma Colvero.

A orientação para quem deseja assistir ao fenômeno é simples: procurar um local escurosem postes de luz ou iluminação direta, e com céu limpo. Basta olhar para o céu, sem a necessidade de binóculos ou telescópio. O melhor período para observação é a partir da meia-noite até o amanhecer, quando o radiante das chuvas está mais alto no céu.

As Delta Aquarídeas costumam apresentar uma taxa de até 20 meteoros por hora e são conhecidas por traços mais rápidos e menos brilhantes. Já as Alfa Capricornídeas, embora com menor frequência (cerca de cinco meteoros por hora), impressionam pela possibilidade de gerarem bolas de fogo visíveis por mais tempo.

O projeto 

Apesar da relevância do Bate-Papo, que completa 6 anos, o projeto pode encerrar suas atividades presenciais em Santa Maria justamente na data de seu aniversário. O motivo é a falta de segurança no Tecnoparque, onde estão instaladas as estações, após a retirada da Guarda Municipal do local.

Se nenhuma solução for apresentada, o desligamento das operações presenciais começará em 13 de agosto. 


Leia mais:


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rota Fiergs chega à Região Central nesta quinta-feira Anterior

Rota Fiergs chega à Região Central nesta quinta-feira

Próximo

"Não existe golpe de WhatsApp", diz Mourão em entrevista à Rádio CDN

Geral